Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ainda não mandou o IR? Declare incompleto e fuja da multa da Receita

Declaração pode ser retificada posteriormente, para inclusão de todos os dados. O prazo se encerra às 23h59 e a multa pode chegar 20% do imposto devido

Por Kaype Abreu 31 Maio 2024, 09h44

Faltam cerca de quatorze horas para que o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2024 se encerre. A Receita Federal recebe os documentos de ajuste até às 23h59 desta sexta-feira, 31. Com isso, contribuintes que são obrigados a declarar mas perderem o prazo estão sujeitos a uma multa que vai de 165,74 reais até 20% do imposto devido, prevalecendo a maior. Para fugir da penalidade, especialistas recomendam que o o contribuinte por entregar a declaração mesmo que incompleta, mas que não deixe de entregar o IR.

Até as 9h desta sexta, a Receita Federal havia recebido 39,1 milhões de declarações. Destes, 62,2% têm imposto a restituir.

A mestre em educação financeira e professora da Unoeste, Cíntia Senna, destaca que o objetivo de entregar a declaração mesmo que incompleta é evitar implicações. “Você pode ter que lidar com bloqueio do CPF, problemas para movimentar valores na conta bancária e na ida e vinda do país”, afirma.  O prazo para retificar a declaração, lembra, é de cinco anos.

O coordenador técnico jurídico e tributário da IOB, empresa de sistemas de gestão contábil e empresarial, Valdir Amorim, nota que durante a retificação não é possível alterar o modelo de declaração entre simples e completa. “E o contribuinte precisa ficar atento para não cometer erros neste ajuste. Caso contrário, é grande a chance de cair na malha fina”, alerta.

O especialista recomenda que, caso o contribuinte não tenha muitas deduções, opte pela declaração simples. Já o contribuinte que tiver muitos recibos com gastos médicos, educacionais e dependentes pode acabar com uma restituição maior se optar pelo modelo completo da declaração, afirma.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.