Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Abastecimento de remédios é afetado em farmácias no RJ, PR e MG

Abrafarma afirma que transportadores que levavam produtos até as farmácias foram hostilizados

Por Da redação
24 Maio 2018, 13h47

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) afirmou nesta quinta-feira (24), que a greve de caminhoneiros está afetando o abastecimento de medicamentos no país. O principal mercado, a cidade de São Paulo, ainda não sente os impactos, mas há dificuldades maiores no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, conforme afirmou o presidente da entidade, Sergio Mena Barreto.

A Abrafarma afirma que as varejistas transportam diariamente de seus centros de distribuição às lojas uma quantidade de 6,3 milhões de unidades de medicamentos. Esse volume equivale a transportar por dia em torno de 1% de tudo o que as varejistas venderam no primeiro trimestre de 2018. Considerando o faturamento da Abrafarma no trimestre, esse volume de unidades corresponde a 120 milhões de reais em vendas circulando diariamente nos caminhões.

Os prejuízos com a greve, no entanto, tendem a ser menores. Segundo Barreto, uma parte desse volume de unidades transportadas diariamente tem, sim, conseguido chegar às lojas.

Uma das preocupações no abastecimento das farmácias é com os medicamentos chamados “termolábeis”, que precisam ser mantidos sob refrigeração. A Abrafarma diz que, com veículos parados nas estradas, tem sido impossível manter estável a temperatura desses medicamentos.

Ainda segundo a entidade  que pediu aos grevistas a continuidade do abastecimento de medicamentos –, transportadores que levavam produtos até as farmácias chegaram a ser hostilizados nesta quarta-feira, com veículos apedrejados. Negociações têm sido feitas junto ao movimento grevista para permitir que alimentos e medicamentos possam passar pelos bloqueios e chegar ao mercado consumidor, diz Barreto.

Continua após a publicidade

A Abrafarma representa os grandes grupos do varejo farmacêutico, incluindo empresas como RD (Raia Drogasil), DPSP (Pacheco e São Paulo) e Pague Menos. Segundo a entidade, as redes afiliadas estão presentes em 90% do território brasileiro.

A crise de abastecimento atinge o varejo farmacêutico num momento de enfraquecimento nas vendas. A Abrafarma reportou aumento de 6,27% nas vendas de janeiro a março deste ano, ritmo equivalente à metade do que o setor crescia nos mesmos meses do ano passado.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.