Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

A reação do mercado aos primeiros passos da transição de Lula

Boletim Focus, que reúne projeção de economistas consultados pelo Banco Central, revisou ligeiramente para cima a expectativa do PIB para o próximo ano

Por Larissa Quintino Atualizado em 7 nov 2022, 15h10 - Publicado em 7 nov 2022, 09h04

A primeira semana após a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito do Brasil teve alguns importantes sinais políticos, como o aceno de partidos do centro para a composição de uma base aliada em 2023 e os passos iniciais da campanha de transição, comandada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Se apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas contra o resultado, o mercado reagiu bem nesta primeira semana. Além de bolsa subindo e real apreciado, analistas do mercado financeiro revisaram ligeiramente para cima as projeções de crescimento da economia.

Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 7, o PIB de 2023 deve avançar 0,7% ao final do próximo ano, acima dos 0,64% da semana passada e do 0,54% há um mês. O mercado manteve as projeções para inflação no próximo ano em 4,94%, que representam um índice acima do teto da meta, de 4,75%. A projeção para taxa de juros também foi mantida em 11,25%. Também não houve alteração nos cenários para 2024.

Já em relação a este ano, o mercado voltou a ver um ligeiro movimento para cima da inflação. Segundo as projeções, a estimativa é que o IPCA encerre o ano em 5,63%, segunda revisão seguida. A inflação deste ano, que vem em movimento de desaceleração, pode ser impactada na reta final do ano pela consequência da semana de paralisações nas estradas, que pressionou custos logísticos. Caso a projeção do mercado para o IPCA se confirme, esse será o segundo ano consecutivo de estouro da meta inflacionária. Em 2021, a inflação fechou em 10,1%.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.