Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A gangorra de expectativas para a inflação, segundo o mercado

Estimativa maior dos preços administrados puxa novamente projeção para cima após uma interrupção de onze semanas de alta

Por Larissa Quintino Atualizado em 13 mar 2023, 20h02 - Publicado em 13 mar 2023, 09h49

Analistas do mercado financeiro revisaram para cima a expectativa para a inflação oficial em 2023. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central, o IPCA deve encerrar o ano em 5,96%, acima da projeção de 5,90% da semana passada, de 5,79% do mês anterior e do teto da meta inflacionária para este ano, que é de 4,75%.

A revisão desta semana retoma a escalada das perspectivas dos preços para 2023 após uma breve interrupção. Na semana anterior, os analistas ouvidos pelo BC haviam interrompido uma sequência de 11 semanas de altas no IPCA, logo após a vitória do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a ala política do PT na questão dos combustíveis. Ao insistir na reoneração de gasolina do etanol — focando no retorno da arrecadação e a diminuição do déficit, Haddad confirmou seu discurso de preocupação com o quadro fiscal do Brasil, ajudando na expectativa dos investidores quanto a mais gastos do governo, o que repercute nas perspectivas inflacionárias. Apesar disso, a reoneração tem um efeito prático no bolso do consumidor, que é o aumento de preços, algo que têm efeito direto na inflação.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, a ANP, o preço da gasolina subiu 9,6% nas bombas nos dez primeiros dias de retorno da cobrança do imposto. A alíquota cobrada é de 0,47 real sobre o litro da gasolina. No Focus, os investidores apontam que o problema está justamente nos preços administrados — valores menos sensíveis às condições de oferta e de demanda porque são estabelecidos por contrato ou por órgão público. De acordo com a estimativa, os preços administrados do IPCA devem fechar o ano em 9,13%, bem acima da projeção para o índice geral. Há um mês, essa estimativa era de 8,53%. 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.