Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Conar suspende divulgação de McLanche Feliz por youtubers

A pedido do Instituto Alana, de defesa da criança, vídeos em que presentinho enviado pelo McDonald’s era desempacotado e ‘avaliado’ devem sair do ar

Por Da redação Atualizado em 17 fev 2017, 12h37 - Publicado em 17 fev 2017, 12h32

Em decisão tomada nesta quinta-feira, em São Paulo, o Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) decidiu pela suspensão de vídeos em que youtubers e blogueiros comentam — e exaltam — brindes do McDonalds. A ação, chamada de unboxing, pelo ato de “desempacotar” e apresentar o “mimo”, foi alvo de uma queixa do Instituto Alana, de defesa da criança, feita em meados do ano passado e avaliada agora pelo Conar. Uma vez notificados, os youtubers e blogueiros terão de tirar do ar seus textos e vídeos.

  • É o caso dos canais de Victor Soares, o Garotas Geeks e o Gameblast TV. Na ocasião em que o McLanche ofereceu brindes do universo do game Mario Bros., o blog Garotas Geek publicou um texto que terminava com a frase: “Fazendo fila no dia 7 de manhã nas lojas do McDonald’s: sim ou claro? =P”

    No GameBlast, o ato de abrir e mostrar os brindes do McLanche Feliz é chamado de “review”, ou seja, “resenha”, “crítica”. Para o Alana, porém, uma criança não sabe diferenciar a resenha do comercial propriamente dito.

    Confira abaixo o vídeo do canal Gameblast TV sobre os brindes de um determinado McLanche Feliz. Logo no início, o apresentador chama a caixa enviada pelo McDonald’s de “presentão”. O vídeo é um dos mais populares do canal.

    Continua após a publicidade
    Publicidade