Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Lula tem razão quando ataca Campos Neto (só que não)

Atacar o presidente do Banco Central é um erro — por vários motivos

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 jun 2024, 18h27 - Publicado em 24 jun 2024, 18h22

Lula atacou mais uma vez o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, chamando-o de “adversário político”.

Lula não está errado em sua percepção. Na eleição de 2022, Campos Neto foi votar usando uma camisa da seleção — e, além de publicar o voto, teve o desplante de se defender dizendo que o voto é assunto “privado”. E, antes da eleição, auxiliou Bolsonaro nas projeções de voto.

Mais recentemente, RCN compareceu a um convescote em sua homenagem organizado pelo governador Tarcísio de Freitas, presumível candidato de Bolsonaro a presidente, e teria sinalizado que aceitaria ser seu ministro da Fazenda. O presidente do Bacen se move como ator político, e sua conduta é ética e institucionalmente indefensável.

Mas, ao externar sua percepção, Lula erra, e erra feio.

Do ponto de vista técnico, a conduta de Campos Neto tem sido irretocável. O Comitê de Política Monetária (Copom) subiu o juro em plena campanha eleitoral, o que em nada ajudou Jair Bolsonaro. E, com Lula, iniciou um ciclo de redução de juro.

Continua após a publicidade

Quando o Copom se dividiu, Campos Neto desempatou a favor da redução do juro. E na semana passada, a decisão de interromper o ciclo de queda do juro foi unânime — incluídos aí os votos de todos os indicados por Lula.

A taxa de juros no Brasil não está alta porque Campos Neto trabalha contra Lula ou “contra o Brasil”, como avalia o presidente. A taxa está alta por outros motivos, como a taxa de juros americana, a expectativa de inflação futura, as dificuldades fiscais do governo e a incontinência verbal do presidente.

Sem falar que presidente da República não pode, por definição, reclamar do Banco Central.

Primeiro, porque é falta de compostura, de compreensão de seu papel institucional (o mesmo pecado que comete Campos Neto, do qual Lula reclama). Segundo, porque, ao bater boca com quem tem menor importância, o presidente se rebaixa.

Continua após a publicidade

Por fim, e mais importante, porque é contraproducente. Cada vez que Lula reclama da taxa de juro ou ataca o presidente do Bacen, mais difícil fica para o Bacen cortar o juro. E quanto mais fala o que não deve, mais munição fornece ao bolsonarismo.

A crise em que o governo está é responsabilidade do governo, e cabe ao presidente da República resolvê-la. Quanto mais energia Lula gasta procurando um bode expiatório em quem botar a culpa, menos energia tem para investir na solução da crise. Sem falar que, se convencer os eleitores de que RCN é culpado por tudo, o que vai dizer no ano que vem, quando o presidente for outro e os problemas continuarem os mesmos?

Lula precisa parar de falar abobrinha, arregaçar as mangas e trabalhar. 

(Por Ricardo Rangel em 24/06/2024)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.