Novo normal: plataforma quer reduzir contato físico no check-in em hotéis
Zoox Smart Data lança plataforma de autoatendimento com check-in e check-out a partir de reconhecimento facial.
A experiência de viajar não será mais a mesma depois da pandemia. Não só pelas mudanças impostas pelos novos protocolos sanitários, mas também pelas inovações tecnológicas. Quem aposta em um cenário com mais segurança e menos contato físico é a Zoox Smart Data, responsável pelo Experience, uma plataforma digital para hotéis.
A novidade reúne os serviços oferecidos pelo empreendimento aos hóspedes, incluindo um cadastro único para check-in e check-out, feito a partir do próprio celular ou de totens presentes no hotel. Com o reconhecimento facial, o hóspede pode realizar o check-in, gerar a chave de acesso ao apartamento, pedir serviços de quarto e realizar o check-out – tudo a partir de uma selfie, sem a necessidade de contato com a equipe de funcionários.
Para garantir a segurança, o sistema usa o conceito de active liveness detection, isto é, a prova de vida ativa: uma piscada de olhos diante da câmera para mostrar ao algoritmo que não é alguém mal intencionado usando uma foto antiga para se fazer passar por outra pessoa. “A solução pretende reduzir ao máximo aglomerações e o tempo de espera nas recepções. Assim, estaremos auxiliando o hoteleiro a se adaptar aos novos protocolos pós Covid-19”, explica André Noer, da Zoox.
A empresa, fundada em 2010 pelo brasileiro Rafael de Albuquerque, está sediada em Atlanta, nos Estados Unidos, com a perspectiva de atender ao mercado global com soluções de big data e analytics. Em 2019, foram quase 4.000 clientes, incluindo a indiana Tata Motors e as operações da Claro na América Latina.
“No Zoox Experience, basta o cliente estar cadastrado para ser reconhecido em qualquer local que tiver a tecnologia. É semelhante às tags que existem em carros para entrar em shoppings e passar por pedágios, só que ele usará a face para ser reconhecido”, explica Albuquerque, fazendo menção à funcionalidade de autenticação única do usuário, o single sign-on. “Possibilitamos que nosso cliente conheça seu próprio consumidor, entender seus desejos e hábitos. A partir daí, é possível melhorar a experiência que é oferecida”, completa.