Guiabolso faz ranking da anuidade dos cartões de crédito
Levantamento foi elaborado a partir de dados do open banking
O open banking, que teve sua primeira fase iniciada em 1º de fevereiro, trouxe mais autonomia aos consumidores, garantindo-lhes a posse sobre suas informações bancárias. A iniciativa também facilitou o acesso aos dados das instituições financeiras, o que levou o Guiabolso a elaborar o primeiro levantamento baseado nessas informações.
A plataforma mapeou os valores de anuidade de cartão de crédito a partir da análise de 225 produtos oferecidos por 9 bancos diferentes. No mercado brasileiro, apenas 5% dos cartões oferecidos hoje aos consumidores não possuem anuidade, enquanto que 9% dos cartões têm anuidade máxima de 100 reais. A grande maioria, 3 em cada quatro cartões oferecidos (74%), cobram anuidade entre 101 reais e 1.000 reais. O estudo mapeou ainda os cartões mais caros: 12% deles cobram anuidades superiores a 1.000 reais dos clientes.
“É sempre importante o cliente entender os pacotes e condições da instituição financeira porque em boa parte dos cartões é possível conseguir isenção”, afirma o fundador e CEO do fintech, Thiago Alvarez. “Este levantamento que fizemos é um bom exemplo dos benefícios que o open banking trará. É muito mais fácil comparar e negociar taxas melhores ou até mesmo a isenção”, acrescenta.
Alvarez ressalta que os dados financeiros pertencem aos clientes e não aos bancos. “Com a chegada do Open Banking, há uma amplitude nos serviços oferecidos pelas instituições bancárias, melhoria na experiência do usuário, taxas mais competitivas e a possibilidade de escolher os produtos de um banco sem ter que abrir contas indesejadas”, fiz o executivo, que também é diretor da ABCD – Associação Brasileira de Crédito Digital.