Saída da Ford é ruim, lamentável e emblemática, diz indústria do Aço
Presidente da Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes pede que Congresso volte a colocar a reforma tributária em pauta

O presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, está ressabiado. A saída da montadora Ford do país pegou de surpresa o setor. Hoje, o mercado automotivo representa 24% do consumo de aço no país — somente a construção civil demanda mais dessa matéria-prima. Com receio de que outras montadoras sigam o mesmo caminho, ele cobra mais empenho do Congresso para trazer a reforma tributária de volta à pauta. “O processo de deliberação da reforma tributária no Congresso foi atropelado e atrasado. É preciso que saída dessa tradicional montadora do país traga essa agenda de volta”, afirma.
Ele enumera os problemas que podem ter feito a Ford tomar tal medida. O principal deles seria a questão tributária. O outro, em sua visão, é a falta de crescimento econômico na última década. “A Ford saiu daqui, mas vai continuar produzindo na Argentina, que está dando melhores condições competitivas em relação a nós. Certamente a questão tributária pesou nesta decisão”, afirma Mello Lopes. “O Brasil tem um grande potencial de mercado, não à toa essas montadoras se instalaram aqui, mas para isso tem que crescer. E para crescer é preciso de ter ajuste fiscal feito. A reforma da Previdência é corretiva. A reforma tributária é a que pode, de fato, dar um impulso à indústria como um todo”, diz ele, que encerra afirmando que a saída da Ford é “muito ruim, lamentável e emblemática para o país”.
+ Siga o Radar Econômico no Twitter
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.