PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Por que o Brasil ainda decepciona na compra de ônibus elétricos

André Armaganijan, CEO da Marcopolo, diz que renovação está aquém do esperado e que soluções financeiras e de infraestrutura precisam estimular movimento

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2024, 17h13 - Publicado em 20 mar 2024, 13h33

O mercado brasileiro ainda engatinha na compra de ônibus elétricos, é o que diz André Armaganijan, presidente da fabricante de pesados Marcopolo. Em entrevista ao programa VEJA S/A, o executivo explica que a renovação de frotas antigas para híbridos e elétricos começou na Ásia, passou por Europa, Estados Unidos e ainda é tímida na América do Sul.

“A renovação de frotas no Brasil em 2023 aconteceu em volume menor do que o esperado. Por que? Porque são necessárias condições financeiras para incentivar a troca dos ônibus, uma vez que o elétrico custa três vezes mais do que o movido a diesel”, afirmou. “É necessário também ter uma melhor infraestrutura de recarga para a operação dos ônibus elétricos. Esse incentivo no momento da transição é fundamental porque num segundo momento o custo operacional será bem menor”, concluiu.

Produção dobrada

A Marcopolo precisou dobrar a produção de ônibus convencionais em menos de um ano em razão do elevado número de encomendas. Armaganijan explica que a demanda subiu em razão da migração de passageiros do setor aéreo para o rodoviário. A empresa acredita que o boom ainda não acabou. A diferença dos preços das passagens aumentou nos últimos anos. Somente em 2023, as passagens aéreas subiram 50% de acordo com o IPCA, enquanto as rodoviárias aumentaram 5%.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.