Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Os diferentes resultados das pesquisas eleitorais de Genial, Modal e XP

Pesquisa Futura/Modal é uma das poucas que coloca Bolsonaro à frente de Lula

Por Josette Goulart Atualizado em 25 fev 2022, 17h49 - Publicado em 24 fev 2022, 12h57

Os clientes do banco Modal têm recebido desde janeiro uma pesquisa que mostra rumos diferentes do consenso das outras pesquisas eleitorais que são divulgadas com frequência. A pesquisa Futura/Modal de fevereiro, por exemplo, mostrou Bolsonaro à frente de Lula nas respostas espontâneas e tecnicamente empatado nas respostas estimuladas. Enquanto isso, pesquisas de outras instituições financeiras que são divulgadas a clientes como da Genial e XP mostram Lula com uma ampla vantagem sobre Bolsonaro. 

Antonio Lavareda, coordenador da pesquisa da Ipespe, que é contratada pela XP, diz que não é possível saber exatamente o que acontece na pesquisa da Futura porque eles tiraram uma pergunta sobre quem a pessoa votou no segundo turno das últimas eleições. Na primeira pesquisa feita em janeiro pela Futura, esta pergunta existia, mas estava no meio do questionário o que tem potencial, segundo Lavareda, de distorcer os resultados pois traz um efeito “consistência” para a pessoa que está respondendo. Além disso, a diferença de percentual encontrada pela Futura em quem votou em Bolsonaro ou Haddad no segundo turno de 2018 é quase o dobro dos números reais apurados na eleição. Sobre o número total de eleitores, Bolsonaro e Haddad tiveram uma diferença de votos de 7 pontos. A pesquisa Futura mostrava uma diferença entre seus pesquisados de 16 pontos. A da Ipespe uma diferença de 11 pontos. Ou seja, pode haver um viés pró-Bolsonaro nas pesquisas. “Primeiro a pergunta estava localizada no lugar errado, devia estar só no final. E agora a pergunta não foi feita. Então não dá para saber se existe ou não um viés ideológico na pesquisa atual”, diz Lavareda, que deve divulgar a próxima pesquisa nesta sexta-feira, 25.

Uma curiosidade. No começo de janeiro, a XP assinou um memorando de entendimentos para comprar o banco Modal e, no momento, aguarda a aprovação das autoridades. Qual pesquisa irá prevalecer?  

*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.