Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

O vencedor da “corrida dos crediários” entre Magalu e Casas Bahia

VEJA Mercado: companhias divulgaram os resultados referentes ao segundo trimestre de 2022

Por Diego Gimenes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 ago 2022, 19h42 - Publicado em 12 ago 2022, 12h41

Os resultados de Magazine Luiza e Via, dona de varejistas como Casas Bahia e Ponto, trouxeram alívio aos analistas depois de trimestres de penúria, embora ainda não representem uma grande virada de jogo para o setor. No caso do Magalu, o destaque ficou por conta da geração de caixa na ordem de 1,3 bilhão de reais depois da queima de quase 3 bilhões no primeiro trimestre. Ainda assim, a empresa teve prejuízo líquido de 135 milhões de reais no período. “Os números foram impactados pelo maior nível de despesas financeiras frente a taxas de juros mais elevadas no período, além de um impacto negativo da Luizacred explicado por um maior nível de inadimplência”, escreveram os analistas da XP. Em julho, a empresa compartilhou um vídeo de Luiza Trajano, presidente do conselho do Magalu, incentivando a ida às lojas do grupo e a tomada de crédito pelos crediários da companhia.

Já na Via, o destaque, na visão dos analistas da Genial, foi o aumento do chamado take rate, que é a comissão que a empresa ganha de terceiros no marketplace. Esse índice subiu 7 pontos percentuais em um ano, para 13,15%. Além disso, a empresa conseguiu repassar custos e aumentar o número de lojas físicas. “Com o consenso esperando um prejuízo na ordem de 104 milhões de reais, a companhia surpreendeu e reportou um lucro líquido. Vemos o resultado como melhor que o esperado e foi impulsionado por uma boa gestão das despesas, aumento de take rate, repasse de custos e lojas físicas apresentando algum nível de resiliência após abertura líquida de 101 lojas”, avaliam. “Vale ressaltar ainda que, dentre as três principais (Via, Magalu e Americanas) no segmento de bens de consumo, a Via foi a única a reportar lucro líquido no segundo trimestre, andando na contramão do setor”, completam.

A empresa reportou lucro líquido de 6 milhões de reais no segundo trimestre e apresenta o melhor desempenho na bolsa no dia seguinte à divulgação dos resultados. Por volta do meio-dia, os papéis da Via disparavam 11%, enquanto Magalu subia 5% e Americanas recuava 4%.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.