O impacto do título da Copa do Mundo para a economia da Argentina
Gustavo Kahl, CEO da Marfrig Argentina, analisa o impacto da conquista para o consumo no país vizinho
Os argentinos estão eufóricos. A conquista da Copa do Mundo sobre a França após 36 anos levou milhões de torcedores aficionados às ruas de Buenos Aires nesta terça-feira, 20. O bom humor deve se refletir em uma melhora instantânea do consumo doméstico, acredita Gustavo Kahl, CEO da Marfrig Argentina, mas que deve durar pouco tempo, em sua avaliação. “Eu acho que a Copa vai gerar um bom humor para os argentinos durante pouco tempo e pode ser que incentive em alguma proporção o consumo interno”, afirma ele ao Radar Econômico.
O executivo, no entanto, vê o cenário macroeconômico como desafiador. A Argentina registrou uma inflação de 4,9% em novembro ante o mês de outubro — na comparação com novembro de 2021, o indicador é assustador: 92,4%. “Não projeto uma maior demanda em exportações por causa do título da Copa. O cenário continua desafiador, mas a vitória na Copa pode ajudar o país no curto prazo.”