Inflação vem menor do que esperado, mas deve fechar o ano nos dois dígitos
VEJA Mercado: IPCA baliza novo teto de gastos, investidores também estão atentos à inflação nos EUA

VEJA Mercado | Abertura | 10 de dezembro.
O dia já começou na madrugada com um ataque hacker ao site do Ministério da Saúde e do Conect SUS deixando a população sem acesso à carteira de vacinação. Mas o mercado está de olho mesmo na inflação. O IBGE divulgou o IPCA com uma alta de 0,95%, maior percentual para o mês desde 2015. De qualquer forma foi menor do que a estimativa do mercado que esperava algo em torno de 1,10%. Assim, em 12 meses, a inflação atingiu 10,74%, e deve fechar o ano em dois dígitos.
Nos Estados Unidos, a inflação em novembro atingiu o maior patamar em 39 anos. Mesmo assim os mercados futuros sobem. A ômicron segue sendo um ponto de preocupação, especialmente nas bolsas europeias, que operam em queda.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.