Estrategista alerta que mundo está entrando em “recessão de guerra”
David Roche alerta que investidores estão subestimando a duração da guerra na Ucrânia

O estrategista veterano de investimentos, David Roche, faz um alerta de que a economia global está entrando em uma recessão de guerra e os mercados estão subestimando a duração do conflito. Em inglês, Roche usa a expressão “war-cession”. A recessão de guerra é diferente de uma recessão normal. Na normal, segundo Roche, a produção e a demanda caem e a inflação cai. Numa recessão de guerra, a produção cai ao mesmo tempo que os custos e a inflação aumentam. Além disso, ele diz que a cada nova notícia das atrocidades cometidas por Vladmir Putin na Ucrânia, mais fica distante qualquer possibilidade de paz sem que o Ocidente busque uma mudança de regime na Rússia. Chegará o ponto em que os investidores não serão mais capazes de separar a política dos mercados, segundo ele.
“Este é um enorme choque do lado da oferta que continuará em alimentos, energia, metais e posso continuar. Isso continuará enquanto, ao mesmo tempo, estamos lidando com a inflação em todo o mundo, estamos lidando com taxas de juros crescentes – acho que o rendimento do Tesouro de 30 anos será de pelo menos 3,5% em um ano – e nós estamos analisando, é claro, interrupções no fornecimento na China devido ao que está acontecendo com a Covid, sobre o qual as pessoas não estão falando, mas que obviamente são outro lado do fornecimento do sistema global ”, disse ele ao site CNBC. A China está enfrentando uma série de novos lockdowns por conta do crescente número de casos no país.
Roche é conhecido por ao longo de sua carreira ter visto antes de todo mundo eventos importantes e que mudaram o mundo, como o fim do bloco soviético, a queda do muro de Berlim, a crise asiática, a crise financeira de 2008.
*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)