Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Empresas apostam em retomada de cruzeiros, apesar de negativa dos estados

Anvisa recomendou cancelamento total da temporada de navios

Por Diego Gimenes 14 jan 2022, 16h53

A recomendação de cancelamento da temporada de cruzeiros pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não fez com que as empresas de turismo desistirem de retomar as viagens. Embora a suspensão voluntária tenha sido prorrogada de 21 de janeiro para 4 de fevereiro, fontes próximas aos executivos das grandes companhias apostam que as embarcações vão voltar a navegar pelos mares brasileiros. Para isso, elas contam com o apoio do Ministério do Turismo. Em entrevista ao Radar Econômico, o ministro Gilson Machado já havia relativizado os casos de Covid-19 nos cruzeiros e defendido explicitamente a retomada da temporada.

A aresta que ainda falta aparar é com os estados e municípios, que estão fazendo jogo duro para liberar as viagens. O estado da Bahia, por exemplo, já se manifestou publicamente a favor do cancelamento da temporada de cruzeiros no país, assim como o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que afirmou na última quinta-feira, 13, que “Anvisa tem um papel importante na pandemia e as decisões que eles tomarem serão cumpridas pela cidade”. Resta saber qual lado deste cabo de guerra irá prevalecer.

*Quer receber alerta da publicação das notas do Radar Econômico? Siga-nos pelo Twitter e acione o sininho.

Publicidade