Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Briga da indústria sobre antidumping chega ao Congresso

Empresários brasileiros se dividem entre os que desejam acabar com as medidas de proteção industrial e os que buscam mantê-las

Por Machado da Costa 11 fev 2021, 09h30

Uma disputa que está dividindo os industriais brasileiros acaba de alcançar o Congresso Nacional. Parte dos industriais querem acabar com medidas antidumping e as associações que fazem parte promoveram uma enxurrada de pedidos na Câmara de Comércio Exterior, a Camex. Outra parte, que recebeu no passado a proteção, tenta manter as medidas.

Entrou em campo, então, um time de deputados para ajudar os industriais que temem perder a proteção comercial. Afonso Motta (PDT/RS), Jerônimo Goergen (PP/RS), Orlando Silva (PCdoB/SP), Rodrigo Agostinho (PSB/SP), Vitor Lippi (PSDB/SP), Lídice da Mata (PSB/BA), Lucas Redecker (PSDB/RS), e Marcos Pereira (Republicanos/SP), que já foi ministro de Indústria e Comércio, protocolaram um Projeto de Decreto Legislativo que retira poderes da Camex. Na prática, o texto inviabiliza a revisão de medidas antidumping sem a aprovação do Congresso.

Dessa forma, os deputados levaram para dentro do Congresso uma briga que ainda estava nos bastidores do Executivo e de federações industriais. Será uma briga e tanto.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade

Publicidade