Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Boulos diz que privatização da Sabesp é agora ou nunca, pois ameaça barrar

Pré-candidato afirma que a empresa não precisa ser privatizada para dar lucro aos acionistas

Por Felipe Erlich Atualizado em 9 Maio 2024, 11h06 - Publicado em 23 mar 2024, 19h53

O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos disse que, se for eleito e a Sabesp ainda não tiver sido privatizada, vai sepultar o processo. “Se a Sabesp não for privatizada neste ano, no ano que vem, ela não será mais, porque a prefeitura não será conivente com isso”, disse em fala no Teatro Oficina, em São Paulo, neste sábado, 23. Independente da eleição, Boulos vai seguir articulando um impedimento à privatização, vide iniciativas como a contestação no Supremo Tribunal Federal bancada por seu partido, o PSOL, e o PT, em outubro de 2023.

O evento foi precedido pelo apoio de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, à candidatura de Boulos. Ao lado de Marina, o deputado chamou a Sabesp de “joia da coroa, a maior empresa de saneamento da América Latina”, e afirmou não haver qualquer justificativa para a privatização. Para Boulos, uma empresa de economia mista que dá lucro ao estado e a seus acionistas privados e que presta um bom serviço não teria porque ser passada ao setor privado em sua totalidade.

Além da questão da Sabesp, Boulos aproveitou a presença no Teatro Oficina para criticar a especulação imobiliária na cidade de São Paulo, que estaria impedindo a construção do Parque do Rio Bixiga nas proximidades do teatro. Se eleito, Boulos prometeu tirar o parque do papel após décadas de mobilização por parte do Oficina e de seu antigo proprietário, o ator e dramaturgo Zé Celso, falecido em 2023. Na avaliação de Boulos, o mercado imobiliário não é de todo mal, mas deve ser limitado pelo poder público municipal para a promoção do bem comum.

O evento no Teatro Oficina marcou o início de uma série de encontros temáticos em que militantes irão auxiliar a campanha de Boulos a formular seu programa de governo. Inaugurando a série, o meio ambiente e as mudanças climáticas  foram elegidos como temas prioritários. Os encontros devem ocorrer até o mês de julho, quando se iniciam as convenções partidárias visando as eleições municipais. Também foi lançado um aplicativo em que paulistanos poderão enviar sugestões ao plano de governo e votar nas propostas de sua preferência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.