Bolsonaro embarca na CPMF — agora falta convencer Maia
Presidente aceitou o novo imposto em troca da desoneração de setores produtivos e igrejas

Em uma longa reunião realizada nesta terça-feira, 22, o ministro da Economia, Paulo Guedes, conseguiu convencer o presidente Jair Bolsonaro de que a criação de um imposto digital, uma espécie de nova CPMF, será uma melhor saída para a reforma tributária. Ele apresentou as contas para o presidente e mostrou que sem ela, teria de haver outras manobras para desonerar a folha de pagamentos, como a taxação de dividendos. A CPMF também subsidia desoneração de setores produtivos e as igrejas. Bolsonaro topou.
Agora falta convencer o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um grande opositor do imposto. No Congresso, fala-se da transformação da nova CPMF em um imposto sobre o e-commerce, mas nada além disso. Assessores palacianos acreditam que poderão utilizar o tempo que Maia tem como presidente da Câmara para pressioná-lo a aceitar o imposto. Maia gostaria de ser o responsável por aprovar a reforma tributária, junto da PEC do Pacto Federativo, antes de deixar o cargo, no fim do ano.
O cronograma seria apertado, contudo. A aprovação teria que acontecer entre as eleições municipais — que terminam 29 de novembro — e o recesso legislativo, na segunda quinzena de dezembro.
+ Siga o Radar Econômico no Twitter
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)