PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich

Acesso ao crédito é maior obstáculo para pequenos negócios, aponta estudo

A conjuntura econômica do Brasil – com seus impostos, juros e taxas – é outro obstáculo frequentemente apontado pelos empreendedores

Por Felipe Erlich Atualizado em 4 jun 2024, 10h06 - Publicado em 25 jul 2023, 12h28

A falta de acesso ao crédito é o principal obstáculo para o crescimento dos micro e pequenos empreendedores brasileiros, segundo pesquisa da fintech SumUp. O problema foi apontado por 32% dos entrevistados. O segundo obstáculo mais percebido pelos empreendedores é o cenário econômico do país, com dificuldades no pagamento de impostos, juros e taxas apontadas por 20% dos entrevistados. Avaliando os setores desses empreendedores, a pesquisa apontou, ainda, que a falta de acesso ao crédito é o problema mais informado pelo setor de venda de eletrodomésticos, celulares e informática (48%). Enquanto isso, para os profissionais da saúde, o contexto econômico em geral é o principal desafio (27%).

Avaliando o tipo jurídico dos negócios, a pesquisa identificou que a falta de acesso ao crédito é a adversidade mais destacada por autônomos (31%) e MEIs (34%). Já em médios e grandes negócios, as condições econômicas brasileiras e a falta de capacitação em sua área de atuação são as questões mais latentes: ambas as opções citadas por 29% dos entrevistados. A pesquisa também identificou que, para as empresas que atuam há mais de 10 anos, a economia brasileira é um entrave tão grande quanto a falta de acesso ao crédito.

“Quase um terço dos micro e pequenos empresários não consegue crédito nas instituições financeiras tradicionais. Sendo assim, e levando em consideração os últimos dados do IBGE e do Ministério da Economia, que apontam que hoje há mais de 25 milhões e quase 15 milhões de brasileiros que se enquadram, respectivamente, nas categorias de autônomo e MEI, conseguimos ter a ideia da magnitude do problema”, diz Mariana Lazaro, CFO da SumUp para as Américas. No estudo, a SumUp ouviu 2.330 pessoas da sua base de clientes, distribuídas em todas as regiões do país, entre os dias 7 e 14 de junho de 2023.

Siga o Radar Econômico no Twitter

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.