Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Econômico

Por Pedro Gil (interino)
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

A cruzada e a polêmica da Viação Andorinha contra a Buser e Flixbus

Na briga por um mercado de R$ 30 bilhões, donos da Andorinha estão praticando um modelo comercial parecido ao que eles combatem nos tribunais

Por Pedro Gil Atualizado em 9 Maio 2024, 12h32 - Publicado em 9 abr 2024, 09h32

Os sócios da Viação Andorinha, uma das mais tradicionais empresas rodoviárias do Brasil, Paulo Constantino e Walter Lemes Soares são também parceiros na empresa de fretamento turístico Kin Guin, que oferece pacotes “bate-e-volta” para o bairro do Brás, em São Paulo, a partir do interior do estado, e viagens só de ida de Presidente Prudente para São Paulo e vice-versa, com saídas diárias, emitindo passagens utilizando a autorização de fretamento.

Curiosamente, é a Viação Andorinha, de Constantino e Soares, uma das principais vozes contra a abertura do mercado rodoviário para empresas de tecnologia, como a brasileira Buser e a alemã Flixbus. A Andorinha faz parte de entidades do setor (Setpesp e Abrati) que ingressaram com diversas ações na Justiça que acusam as novas empresas de “concorrência desleal”. Alegam, por exemplo, que a autorização de fretamento é indevidamente utilizada para serviços de transporte de passageiros – assunto que ainda está sendo debatido pela Justiça.

(ATUALIZAÇÃO: A FlixBus Brasil é uma empresa de tecnologia que atua no transporte rodoviário regular e interestadual de passageiros com preços acessíveis e não realiza fretamentos. O modelo de negócio da empresa é baseado no estabelecimento de parceria com empresas de ônibus, que operam 100% dentro das regras da ANTT, e são responsáveis pela operação das linhas desde a gestão de qualidade, manutenção dos veículos até a realização do transporte dos passageiros. Enquanto a FlixBus oferece a tecnologia necessária para atuar em todo o ciclo da operação dos parceiros, desde a precificação, marketing e vendas até o controle de tráfego e atendimento ao cliente. Presente no país desde 2021, a FlixBus, em conjunto com seus parceiros, atua em 14 estados, no Distrito Federal e em quatro regiões do Brasil).

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.