Burocracias afetam 65% dos brasileiros na busca por trabalho, diz pesquisa
Estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e startup Unico mostra que 31% dos trabalhadores perdem oportunidades de emprego por falta de documentos físicos
No momento em que o mercado de trabalho dá sinais de reação no país, uma pesquisa mostra que os brasileiros ainda se queixam – e muito – da burocracia que envolve os departamentos de recursos humanos das empresas.
Feito pelo Instituto Locomotiva para a IDTech Unico, empresa que atua no segmento de identidade digital, o levantamento indica que 31% da população já perdeu alguma oportunidade de trabalho simplesmente porque não tinha como comprovar, via documentação, a conclusão de cursos anteriores. Entre os desempregados, esse índice atinge os 27%.
Ainda pela pesquisa, 71% dos trabalhadores CLT tiveram de ir presencialmente assinar documentos, gastando tempo e dinheiro no deslocamento, para confirmar cadastros de emprego. Diante desse cenário, 65% afirmam que já enfrentaram burocracias excessivas; 54% disseram ter perdido tempo além do razoável; e 27%, ter perdido dinheiro.
O levantamento ouviu 1.561 pessoas, em todo o território nacional, com mais de 18 anos, das classes A a D e com acesso à internet. De olho nesse segmento de mercado, Raphael Farinazzo, diretor da Unico, defende processos de admissão 100% digitais. “As empresas que optaram pela admissão 100% digital pouparam 486.667 horas de trabalho dos departamentos, que foram utilizadas em gestão de pessoas e relacionamento”, diz ele.