Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Quase 2.000 pessoas pedem indenização à Volkswagen por ‘Dieselgate’

Pedidos, feitos por associação de direitos do consumidor, para que donos dos veículos Amarok sejam reparados por dispositivo fraudulento

Por Mariana Muniz Atualizado em 20 jul 2020, 11h18 - Publicado em 17 jul 2020, 16h30

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (ABRADECONT) contabilizou quase 2.000 habilitações de proprietários da caminhonete Amarok, na Ação Civil Pública movida contra a Volkswagen, escândalo conhecido como Dieselgate.

Em 2019, a montadora foi obrigada a pagar cerca de 17.000 reais de danos morais (com juros e correções) a cada um dos proprietários. As indenizações foam motivadas apos a descoberta de que os carros vinham com um software que manipulava o resultado de testes de emissões de poluentes. 

A habilitação, feita no site desde o final do ano passado, é para que donos dos veículos recebam as indenizações. “A habilitação é feita exclusivamente pelo site da Associação e é através dela que será feito o recebimento de danos morais e materiais”, afirma Leonardo Amarante, advogado que representa a entidade.

Publicidade