Clique e assine a partir de 9,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Manoel Schlindwein. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Governo aprova zoneamento do Porto de Santos — veja próximos passos

Tarcísio de Freitas já encaminhou o calendário de leilões de dois terminais na esteira da retomada do programa de concessões de infraestrutura

Por Robson Bonin - Atualizado em 30 jul 2020, 13h35 - Publicado em 30 jul 2020, 11h30

Depois de uma movimentada briga judicial, o Ministério da Infraestrutura, enfim, conseguiu aprovar o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos.

Alvo de discordância entre quem defende a restruturação do maior porto do Hemisfério Sul e defensores do modelo anterior, o plano foi assinado nesta terçam, horas depois de cair uma liminar que impedia a aprovação.

ASSINE VEJA

Os ‘cancelados’ nas redes sociais Leia nesta edição: os perigos do tribunal virtual. E mais: nova pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2022
Clique e Assine

O plano prevê a reorganização do porto por modelos de carga e a construção de novos acessos ferroviários e rodoviários para evitar gargalos na chegada aos terminais.

No dia 24 de agosto, serão leiloados dois terminais de celulose (STS14 e STS14A) no porto. Com a aprovação do plano, o ministro Tarcísio de Freitas está confiante que o leilão será bem sucedido, dando sinal verdade à retomada do programa de concessões no pós-pandemia.

Continua após a publicidade

A estimativa é que sejam necessários 9,7 bilhões de reais entre os próximos cinco e dez anos divididos em investimentos em terminais com contratos vigentes (2,5 bilhões de reais), investimentos previstos em oito novos arrendamentos a serem realizados a partir de 2021 (5,2 bilhões de reais), e obras de acessos rodoferroviários (2 bilhões de reais).

Somente em obras, a SPA projeta a criação de 58.000 empregos nos próximos cinco anos, sendo 19.300 diretos, 9.000 indiretos e 29.700 efeito-renda.

Publicidade