Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Evandro Éboli, Mariana Muniz e Pedro Carvalho. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

GE traz ao Brasil ‘micro hidrelétricas’

Lançamento em alguns mercados selecionados

Por Pedro Carvalho - 8 out 2019, 14h15

A General Eletric fechou acordo com a Emrgy Inc. para trazer ao Brasil as Micro Hydrokinetyc, uma espécie de pequena usina hidrelétrica.

A nova solução é destinada à geração de energia com o aproveitamento dos canais de água, geralmente utilizados para transposição e irrigação. A “micro hidrelétrica” pode ser conectada à rede elétrica de distribuição, utilizada para alimentação de bombas de irrigação, serviços auxiliares, fornecimento de energia a populações ribeirinhas, entre outras utilidades.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já ultrapassou a marca de 1 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia. A fonte mais utilizada é a solar fotovoltaica, com 82.600 micro e mini usinas e cerca de 870 MW de potência instalada. Em segundo lugar, aparece a produção por centrais geradoras hidrelétricas (CGHs), com 86 usinas e 81,3 MW de potência.

Publicidade