Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças

Conselheiros dizem que novo presidente do BB não está preparado para cargo

Membros do conselho de administração do BB reforçam que o executivo não percorreu todas as etapas de funções gerenciais que o cargo exige

Por Josette Goulart Atualizado em 1 abr 2021, 17h08 - Publicado em 1 abr 2021, 17h01

Os conselheiros independentes do Banco do Brasil fizeram questão de registrar nesta quinta-feira, 01, na Comissão de Valores Mobiliários a ata de uma reunião em que dizem que o indicado a presidente do BB, Fausto Ribeiro, não está preparado para o cargo. “Sem qualquer demérito ao profissional e à sua carreira de 33 anos no BB, ele não percorreu ainda todas as etapas de funções gerenciais”, diz a ata da reunião. “Ferramentas para tanto (avaliar executivos) existem, a exemplo do Programa Dirigentes, criado a partir de metodologia da consultoria global Korn Ferry, e que tem por objeto a identificação do nível de prontidão e preparação dos talentos da organização para o adequado planejamento sucessório para a alta liderança do Banco do Brasil, as quais poderiam ter sido chamadas a contribuir em momentos como esse de sucessão da Presidência da instituição”.

O posicionamento dos conselheiros chega um dia depois de o Comitê de Pessoas ter aprovado o nome do indicado pelo presidente Jair Bolsonaro ao cargo. Fausto Ribeiro ocupa a presidência do BB Consórcios, é bolsonarista e foi indicado ao cargo pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que é muito próximo a Bolsonaro. Ribeiro vai ocupar a vaga deixada por André Brandão, que saiu depois das tentativas de interferência do governo na administração do banco.

Publicidade