Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Governo atrasa pagamento de servidores do Executivo

Economia encaminhou um comunicado aos servidores alegando um “problema no processamento de ordens bancárias” e pagamento deve ser regularizado nesta terça

Por Victor Irajá Atualizado em 5 jan 2021, 11h39 - Publicado em 4 jan 2021, 19h01

Membros da administração direta do Executivo foram surpreendidos com a ausência de pagamento dos salários devidos do mês de dezembro. Funcionários de ministérios e autarquias não receberam os vencimentos no primeiro dia útil de janeiro, como é costumeiro. A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, a Cogep, encaminhou um comunicado aos servidores alegando um “problema no processamento de ordens bancárias” que envolveu o Serpro e a Secretaria de Tesouro Nacional.

Segundo funcionários da administração pública, o Ministério da Economia havia se comprometido a realizar os pagamentos até o meio-dia desta segunda-feira, 4 — o que não ocorreu. Posteriormente, a previsão para que os salários caíssem em conta era até às 16h, o que também não aconteceu. Aos funcionários do Executivo, o Ministério da Economia informou que está em tratativas com o Serpro e o Tesouro para regularizar os pagamentos. A expectativa dos servidores é de que os pagamentos sejam feitos nesta terça-feira 5.

Depois da publicação, o Serpro enviou um posicionamento ao Radar Econômico, publicado na íntegra abaixo.

O Serpro informa que foram superados os problemas técnicos que impediram o pagamento de parte dos servidores federais. Todas as correções no Siafi ocorreram ontem, com pagamentos efetivados ainda em 4/1. Desde o início da manhã de hoje, com a abertura da rede bancária, os pagamentos que ainda estavam pendentes estão sendo realizados normalmente”.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade
Publicidade