Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Dono do TikTok desistiu de IPO depois de conversar com autoridade chinesa

ByteDance tinha planos de fazer oferta de ações nos Estados Unidos ou em Hong Kong

Por Josette Goulart 12 jul 2021, 10h24

A ByteDance, empresa chinesa dona da rede TikTok, suspendeu indefinidamente suas intenções de fazer um IPO, oferta inicial de ações, depois que o fundador da empresa, Zhang Yiming, teve conversas com autoridades do governo chinês, segundo reportagem do jornal The Wall Street Journal publicada nesta segunda-feira, 12. A empresa é uma gigante chinesa e já avaliada em cerca de 180 bilhões de dólares. A ideia era lançar ações nos Estados Unidos ou Hong Kong, mas os reguladores disseram à empresa, em março deste ano, que era melhor ela se concentrar em abordar os riscos de segurança de dados. No ano passado, o governo de Donald Trump tentou banir o TikTok dos Estados Unidos alegando que a empresa queria entregar dados dos americanos ao governo chinês. 

Este é mais um caso que evidencia a atuação do governo chinês em tentar impedir que suas empresas compartilhem dados fora da China. Os reguladores estão fazendo uma serie de intervenções na Didi, empresa chinesa que é dona do aplicativo 99 no Brasil e que abriu capital nos Estados Unidos há pouco mais de duas semanas. No fim do ano passado, a Ant Group, gigante do setor financeiro do Alibaba, também desistiu do que seria o maior IPO do mundo depois que o fundador Jack Ma foi chamado para uma conversa com as autoridades.

Publicidade