ASSINE VEJA NEGÓCIOS
Imagem Blog

Murillo de Aragão

Por Murillo de Aragão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Lira articula solução com STF para evitar crise

A confirmação da prisão por 11 a 0 pelo STF não deixou margem para que os deputados votem a favor de Silveira “sem se queimar”

Por Murillo Aragão 18 fev 2021, 15h22

Caso a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja mantida após a audiência de custódia marcada para a tarde de hoje, a Câmara terá a difícil missão de arranjar uma solução que não deixe o episódio passar impune e que, ao mesmo tempo, não alimente uma crise institucional.

De acordo com um deputado governista que acompanha de perto a questão, a única saída possível é de um acordo da Câmara com o próprio STF, hipótese que vem sendo trabalhada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

É articulado que o STF relaxe a prisão para que o deputado seja punido pela própria Casa, no Conselho de Ética, que foi reativado especialmente para analisar esse caso – um recado aos ministros de que a Câmara vai sim punir Daniel Silveira.

Na avaliação desse deputado, que tem trânsito entre as lideranças, a confirmação da prisão por 11 a 0 pelo STF não deixou margem para que os deputados votem a favor de Silveira “sem se queimar”.

Uma prova é que Bia Kicis (PSL-DF), bolsonarista de carteirinha, crítica dos ministros do STF e cotada para presidir a CCJ, até agora não se manifestou a favor do colega com receio de ser vista como defensora de atos inconstitucionais, perdendo apoio e, consequentemente, a posição na comissão.

Uma eventual nova decisão do STF precisa sair até o final do dia, para que a Câmara não precise decidir se mantém ou não a prisão do deputado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.