Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aplicativo de mapas da Nokia chega ao Android

Antes exclusivo para Windows Phone, serviço era um dos principais atrativos dos aparelhos da linha Lumia

A Nokia lançou nesta quarta-feira o aplicativo Here Maps para smartphones com sistema operacional Android, do Google. O serviço, que antes era exclusivo para aparelhos da linha Lumia com Windows Phone, permite fazer download dos mapas para o aparelho. Assim, o usuário pode traçar rotas e receber orientações ao longo do percurso mesmo sem conexão de internet. Nos apps de mapas dos concorrentes, entre eles Apple e Google, a navegação off-line pode ser limitada ou, na maioria dos casos, inexistente.

Leia também:

Microsoft anuncia maior corte da sua história: 18.000 serão demitidos

Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC

Os usuários de smartphones da linha Galaxy serão os primeiros a ter acesso ao Here Maps, graças a uma parceria entre a Nokia e a Samsung. Ainda em versão de testes, o app pode ser baixado em smartphones com Android na versão 4.1 ou superior. Ele está disponível apenas na loja on-line da Samsung. Segundo a Nokia, em breve o aplicativo deve chegar ao Google Play e, até o final do ano, também estará disponível para iPhone e iPad.

O anúncio do lançamento do Here Maps para Android acontece pouco mais de cinco meses após a Microsoft concluir a aquisição da divisão de dispositivos e serviços da Nokia por 7,5 bilhões de dólares. Com a venda, outra parte da empresa, que se dedica a fabricação de equipamentos para telecomunicações e o desenvolvimento de mapas, passou a operar de forma independente. A separação encerrou a exclusividade do Here Maps para a linha Lumia, agora incorporada pela Microsoft.

Com o lançamento do Here Maps para outras plataformas, os smartphones Lumia perdem a exclusividade de um de seus principais atrativos, o que pode prejudicar ainda mais a venda dos aparelhos. Dados divulgados pela consultoria IDC em agosto mostram que o sistema operacional da Microsoft estava em apenas 2,5% dos smartphones vendidos em todo mundo no segundo trimestre, bem atrás do iOS (11,7%) e do Android (84,7%). No total, 301,3 milhões de smartphones foram vendidos globalmente no período analisado.