Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temer grava vídeo atacando Joesley e fala em punição a criminosos

Mensagem, que será divulgada nas redes sociais, é parte da estratégia de reagir às acusações de empresário da JBS e tentar imprimir normalidade ao governo

Antes de embarcar para Rússia e Noruega, o presidente Michel Temer (PMDB) gravou um vídeo para as redes sociais, previsto para ser divulgado nesta segunda-feira, no qual afirma, em recado ao empresário Joesley Batista, que criminosos não ficarão impunes. Sem citar o PT, o presidente também vai ressaltar que a ascensão, expansão e enriquecimento do grupo JBS não aconteceu em seu governo.

A resposta virá em um dia que, apesar de Temer estar saindo para uma viagem de cinco dias no exterior, o governo está à espera de uma denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça. No sábado, após a divulgação de entrevista dada por Joesley Batista à revista Época, Michel Temer já havia declarado que vai processar o empresário, que o acusou de comandar “a maior organização criminosa do país”.

A expectativa do governo é que o discurso de criticar o Ministério Público Federal (MPF), que aceitou fazer um acordo de delação premiada em que Joesley tivesse de ser preso, um “bandido notório”, pode ter impacto junto à opinião pública. Temer decidiu aparecer falando para tentar reforçar que não está refém das denúncias e que, ao contrário, está disposto a enfrentar o empresário do grupo JBS.

Ele vai alegar, por exemplo, que a crise política provocada pela delação de Joesley trouxe prejuízos bilionários ao Brasil e está atrapalhando a recuperação da economia, que tinha começado a dar sinais positivos. A avaliação do governo conclui que o empresário ataca o presidente para esconder delitos e evitar ser preso, além de diminuir as chances de qualquer tipo de punição. A decisão sobre o conteúdo do vídeo foi decidida pelo presidente em conjunto com seus principais ministros, em reunião convocada para elaborar as estratégias jurídica e política para os cinco dias de sua viagem internacional à Rússia.

Agenda

A ação judicial contra Joesley deve ser protocolada nesta segunda-feira. Nos encontros com auxiliares, Temer discutiu também a estratégia que vai adotar para reagir a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que deve ser apresentada nos próximos dias. Por fim, a mensagem que será divulgada também tem a missão de tentar passar uma aura de normalidade e de funcionamento do governo.

A gravação do vídeo, de quatro minutos, foi feita no Palácio da Alvorada, e será divulgada na tarde desta segunda-feira, data do seu embarque. No vídeo, Temer também falará da importância da viagem para a abertura de mais mercados e novas oportunidades de negócios. Em Moscou e Oslo, o presidente vai falar a investidores sobre o que o governo chama de momento de modernização econômica que vive o Brasil – com responsabilidade fiscal, de maior racionalidade e de mais segurança jurídica.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A pergunta que não cala : o que é que esse vigarista do temer estava fazendo com um bandido na calada da noite num estacionamento ? Além de vigarista é um vagabundo, cretino e idiota. Ele, lula, dilma, aécio, fhc, paloci, mantega, gleisi e centenas deles tem que ser erradicados da face da terra. Todos esses merecem ser enforcados.

    Curtir

  2. Vai cortar a própria carne senhor Temer ?
    Vai cortar a própria carne senhor Temer ?

    Curtir

  3. A novidade está em saber que ele descobriu que no andar de cima, tem criminoso. Antes só tinha o crime, o criminoso não existia. É, o Brasil mudou mesmo.

    Curtir

  4. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Força presidente! Vamos até 2018 e mandar Lula e Joesley para o xilindró antes de você ir, mas só em 2019.

    Curtir

  5. Quanto mais ele critica o Joesley, mais Temer se complica… pois, se é certo que Joesley é tudo o que Temer diz… como pode ele receber intimamente, na calada da noite um “bandido”, um “marginal”, etc… sem er que submeter-se à segurança do palácio? Se isso não é intimidade, não sei o que significa esta palavra, então (ou, teremos que redefini-la, dando-lhe outro significado…

    Curtir

  6. Ivanildo Domingos

    Comecem prendendo o Temer, e o Aécio. Depois em seguida imediata. o Lula, a Dilma, o Gilmar, o Serra etc.

    Curtir

  7. ROBERTO TADEU GORIOS

    VICE DA ERUNDINA E DA LIXEIRA DILMA,PODE ESPERAR O QUE?????

    Curtir