Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

MPF vai recorrer por pena maior a Lula

Força-tarefa da Lava Jato divulgou comunicado nesta quarta-feira, após o ex-presidente ser condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por Sergio Moro

Após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sergio Moro, nesta quarta-feira, a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba informou que vai recorrer da sentença para que as penas dos réus, incluindo Lula, sejam aumentadas. “A força-tarefa informa que vai recorrer da sentença, manifestando a sua discordância em relação a alguns pontos da decisão, inclusive para aumentar as penas”, escreveu o grupo, coordenado pelo procurador da República Deltan Dallagnol.

Apesar de comunicarem a intenção de recorrer, os investigadores do Ministério Público Federal afirmam que a sentença assinada por Moro “ostenta robusta fundamentação fática e jurídica, tendo analisado todo o enorme conjunto de provas apresentadas na denúncia e nas peças das defesas”.

Para rebater as alegações da defesa do ex-presidente e de integrantes do Partido dos Trabalhadores de que a condenação se deu apesar da falta de provas e reflete “perseguição política” de Moro contra Lula, a força-tarefa da Lava Jato enumera como evidências reunidas na investigação que culminou na sentença “centenas de documentos, testemunhas, dados bancários, dados fiscais, fotos, mensagens de celular e e-mail, registros de ligações telefônicas e de reuniões, contratos apreendidos na residência de Lula”.

Conforme os procuradores, “a sentença não só reconheceu que o ex-presidente recebeu o valor correspondente ao triplex e as reformas feitas nele a título de pagamento de propinas pela OAS, que totalizaram mais de 2 milhões de reais, mas também que o ex-presidente Lula é responsável pelo esquema de corrupção na Petrobras”.

Ao apresentar a denúncia contra Lula nesta ação, em setembro de 2016, Deltan Dallagnol gerou polêmica ao se valer de uma apresentação em PowerPoint para acusar o petista de ser o “comandante máximo” do petrolão sem, no entanto, denunciá-lo formalmente pelo crime de pertinência à organização criminosa. No comunicado divulgado nesta quarta-feira, os procuradores afirmam que o MPF é uma “instituição é apartidária, técnica e busca investigar e responsabilizar todas as pessoas envolvidas em atos de corrupção, além de devolver aos cofres públicos os valores desviados nesse gigantesco esquema criminoso”.

A força-tarefa da Lava Jato também cita “constantes ataques da defesa do ex-presidente contra o julgador, os procuradores e os delegados” e os classifica como “tentativa de mudar o foco da discussão do mérito para um suposto antagonismo que é artificialmente criado unilateralmente pela defesa”.

“O Ministério Público Federal tem cumprido seu papel constitucional no combate à corrupção, ainda que envolva os mais importantes líderes políticos do país. É importante que outras instituições, como o Congresso Nacional, também exerçam seu papel contra a corrupção, para que a Justiça possa funcionar plenamente e em relação a todos aqueles contra quem pesam provas da prática de corrupção”, afirmam os procuradores.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. news da hora

    Cadeia Nele ! Se fosse em Países em que poderosos também são presos por muito menos , Lula e seu quadrilhão já estariam presos faz tempo . E só ver o exemplo da Coreia do Sul .

    Curtir

  2. Fernando Júnior

    A justiça que seje feita. afinal eu nunca gostei do pt.

    Curtir

  3. Provavelmente vai ser revertida em cestas básica.

    Curtir

  4. Lugar de corrupto é na CADEIA! Todos sabem que Lula é o chefe da quadrilha. Falta condenar ainda a Gleise, o canalha do Lindeberg, Humberto Costa , etc…Tem muito corrupto ainda solto tirando onda de honesto.

    Curtir

  5. Esse Enganol é uim safado que só quer ganhar dinheiro com palestra.

    Curtir

  6. Tio Do lanche

    Como pena vai fazer o Lula ir pra escola estudar kkk

    Curtir

  7. Ataíde Jorge de Oliveira

    A Vida Pública cOMO
    ExxxTen$ãO da PRIVADA
    , Nunca_ANTES na HdoBR

    Curtir

  8. news da hora

    Pelos os processos que Lula responde , e investigações que ainda falta serem completadas com novas delações e provas que vão surgindo , Lula o líder do quadrilhão do PT vai pegar mais de 100 anos de cadeia .

    Curtir

  9. Primeiro eu achei que Moro afinou ao não mandar prendê-lo. Somente depois eu entendi a esperteza dele. Se mandasse prender Lula agora, fatalmente seria realizado um carnaval em cima disso e o caso chegaria ao STF, onde a turma do Gilmar, Lewandowski e Mello certamente mandaria soltá-lo, caracterizando uma “vitória” para Lula. Ora, pra que antecipar algo que pode ocorrer em definitivo pelo TRF-4, às vésperas das eleições por um colegiado. Moro agiu corretamente.

    Curtir

  10. Pietro Muniz Giotto

    “Lula, prepare-se que eles vão querer te processar, cassar ou prender. Se não conseguirem, vão tentar te matar”. (Felipe Gonzáles, ex-presidente da Espanha). Dito e feito.

    Curtir