Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Enfim, Brasil participará de evento de inovação SXSW

O maior festival geek do mundo receberá 28 empresas nacionais

Por Renata Honorato
24 fev 2014, 06h55

Vinte anos após o festival South by Southwest, que acontece todos os anos na pacata cidade de Austin, no Texas, criar uma área dedicada exclusivamente a tecnologia, o Brasil finalmente será representado por companhias locais, que tentarão mostrar ao público por que merecem estar entre os ícones da inovação. Entre os dias 9 e 13 de março, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o setor privado, levará para os Estados Unidos 28 empresas brasileiras. O objetivo é fomentar o empreendedorismo local e favorecer futuros negócios entre investidores estrangeiros e companhias nacionais.

A participação do Brasil no evento americano começou a ser planejada no início de 2013. As empresas interessadas se inscreveram e uma equipe de especialistas do setor privado avaliou o grau de maturidade das startups. As 28 selecionadas, segundo Ricardo Santana, diretor de negócios da Apex-Brasil, estão prontas para serem apresentadas para o mercado internacional. “As companhias terão a oportunidade de entrar em contato com novos clientes, negociar com possíveis distribuidores, conversar com potenciais parceiros e também angariar investimentos internacionais”, explica Santana.

O SXSW reúne mais 50.000 pessoas e um de seus pilares, ao lado de cinema e música, é inovação. Em uma das áreas do evento, conhecida como Trade Show, empresas de todo o mundo apresentam para os visitantes do encontro seus produtos e serviços. Elas são organizadas por países e montam seus estandes para promover “experimentações”. Das 28 companhias que representarão o Brasil no South by Southwest, doze participarão do Trade Show. “Essas companhias estão maduras e preparadas para expandir seus negócios no exterior”, diz Santana sobre a seleção das instituições para a visada área, localizada dentro do Centro de Convenções de Austin. (Continue lendo a reportagem)

Startup Village e Casa Brasil

OBrainOnGames

Chef’s Club

Convenia

Continua após a publicidade

E-Like

Emprego Ligado

Fashion.me

GetNinjas

Love Mondays

Continua após a publicidade

Mercado Fresh

Mobgeek

Netshow.me

Payparking

Sentimonitor

Continua após a publicidade

Site Apps

Smartapps

Vortio

Trade Show

ODBAPPZ

iMusica

Continua após a publicidade

Los Bragas

Manifesto Game Studio

MJV Technology and Innovation

Mosquito Project

Player Um

Continua após a publicidade

RedDrummer

Rumori Desenho Sonoro

Samba Ads

TV Zero

YBMusic

As outras dezesseis empresas brasileiras, que ainda buscam investimento, vão participar de ações que fomentam o networking entre empreendedores e fundos internacionais. É o caso do Startup Village, montado pela organização do SXSW dentro do Hotel Hilton, ao lado do Centro de Convenções. O local é descolado, com cerveja à vontade e bastante barulho. Apesar do clima caótico – imaginem startups de todo o mundo apresentando seus serviços simultaneamente -, o espaço é propício para a troca de cartões, item indispensável nesses encontros. “Oi, aceita meu cartão?” é o primeiro diálogo entre um empreendedor e qualquer pessoa que coloca os pés na “vila de negócios”. Para garantir maior holofote às empresas brasileiras, será organizado o Brazilian Startup Ecosystem Introduction, um evento nos moldes do speed dating, prática comum nos Estados Unidos em que homens e mulheres procuram um par ideal. O objetivo: conquistar em poucos minutos e com poucas palavras o coraçãozinho dos investidores estrangeiros.

Além da participação nas ações do SXSW, o Brasil também vai ganhar uma casa em Austin. Durante o festival, as companhias brasileiras poderão agendar reuniões e usar o espaço como hub. Os cômodos da casa serão personalizados com temas locais, contarão com a apresentação de bandas brasileiras e também com a exibição de filmes nacionais. “A Casa Brasil terá conteúdo brasileiro de economia criativa”, explica o diretor da Apex. Juliano Tubino, diretor de marketing da Netshoes, e Rodrigo Borges, um dos fundadores do Buscapé, participarão de palestras no espaço e compartilharão com os visitantes um pouco da experiência em comandar duas das maiores empresas de internet do país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.