Você conseguiria passar um dia inteiro sem o seu celular ou smartphone? Essa é proposta por trás da campanha Offling, promovida por Mark Dimassimo – CEO da empresa americana de publicidade Digo -, que escolheu o dia 18 de setembro como a data ideal para desligar os aparelhos. O executivo argumenta que os americanos devem deixar de lado seus eletrônicos e dar atenção a outros aspectos da vida.
“Tudo ao nosso redor parece se curvar em reverência aos gadgets. A vida ficou complexa com todos esses aparelhos desviando a nossa atenção”, afirma ao lembrar que a tecnologia móvel está presente em praticamente todos os lugares.
A data coincide com o “Dia do Perdão” no calendário judaico, marcado por um período jejum e preces. Dimassimo afirma que a ocasião é perfeita para lançar a campanha, uma vez que os judeus interrompem diversas de suas atividades diárias, incluindo o manuseio de aparelhos eletrônicos.
Para promover “o dia sem dispositivos”, a empresa divulgou uma série de cartazes com fotos de celebridades como Lindsey Lohan, Mel Gibson e Tiger Woods – todos acompanhados de frases provocativas como: “Você não precisa ser judeu para pedir perdão pelos seus tuítes durante o Yom Kippur”. Era uma referência ao comportamento da atriz no microblog Twitter.
De acordo com o site oficial da Offling, mais de 10.000 pessoas já se cadastram na campanha que tem um custo aproximado de 100.000 dólares.