Por: Lecticia Maggi - Atualizado em

Redação Enem
Redação Enem(Thinkstock/VEJA)

As mineiras Alline Rodrigues da Silva e Camila Pereira Zucconi conseguiram um feito e tanto no Enem 2011: obtiveram nota máxima (1.000 pontos) na redação. Seus textos foram, por isso, reproduzidos no Manual de Redação do exame. Para os corretores da prova, as estudantes demonstraram total domínio das cinco competências avaliadas (confira todas aqui). É importante, portanto, analisar com atenção os dois textos e também os comentários de professores a respeito - confira no quadro abaixo.

Os capítulos do Microcurso de redação do Enem:

- domínio do idioma

- adequação ao tema proposto

- como argumentar

- como apresentar soluções

Os professores Tiago Fernandes, do CPV Vestibulares, e Eclícia Pereira, do Cursinho da Poli, ressaltam os pontos positivos da dissertação. Mas mostram também pequenos deslizes das candidatas. Alline, por exemplo, separou com vírgula sujeito e verbo em uma passagem. Já Camila escreveu um parágrafo de seis linhas com um único ponto final, uma operação arriscada. Ainda que tenham cometido erros, as estudantes não foram penalizadas. Ambos os textos são objetivos, claros e coerentes. Confira as análises dos professores:

Redações nota 1.000 no Enem comentadas por professores

Leia a íntegra de dois textos apresentados por estudantes em edições passados da prova. Abaixo de cada parágrafo, em vermelho, estão os comentários dos professores Tiago Fernandes, do CPV Vestibulares, e Eclícia Pereira, do Cursinho da Poli, respectivamente.

Manual do Candidato do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

Nove temas da atualidade que podem cair na prova

Raio-x: os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores

Conteúdos para estudar em vídeo:

Orientações gerais para uma boa prova

História

Geografia

Humanidades

Inglês

Português

Matemática

Física

Química

Biologia

TAGs:
Redação