MEC divulga o gabarito oficial do Enem 2012

Confira alternativas das 180 questões das provas do fim de semana

- Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira o gabarito oficial do Enem 2012. Nenhuma questão foi anulada apesar de uma questão de matemática admitir duas alternativas. Confira as respostas corretas de acordo com a cor do caderno de provas:

O exame federal foi aplicado no último fim de semana para mais de 4 milhões de estudantes. No primeiro dia, foram aplicadas as provas de ciências humanas e da natureza e no segundo dia, linguagens e matemática, além de uma redação. Em parceria com o Anglo Vestibulares, o site de VEJA publicou a resolução das questões. Confira: 1º dia de provas e 2º dia de provas.

De acordo com o MEC, a aplicação das provas correu dentro dos parâmetros previstos. O índice de abstenção, contudo, superou o de 2011: 27,9% dos 5,7 milhões de inscritos não compareceram ao exame. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os números estão dentro do esperado.

O ministério prepara agora a aplicação de um novo exame para um grupo pequeno de jovens que enfrentaram dificuldades no último fim de semana e não tiveram condições de concluir a prova. Entre eles está Pâmela Oliveira, de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, que deu à luz momentos antes de iniciar o exame. A prova acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro.

Nos dois dias de prova, 65 inscritos foram eliminados por publicar nas redes sociais fotos do caderno de questões a partir da salas de prova, o que viola as normas do Enem. Segundo o edital do concurso, os celulares, assim como todos os aparelhos eletrônicos, devem ser desligados e lacrados antes do início do exame. Desde a manhã do sábado, o MEC informou que estava monitorando de perto as redes sociais para identificar as irregularidades.

Os resultados do Enem 2012 devem ser publicados no dia 28 de dezembro. Em janeiro, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para universidades públicas, e para o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades particulares.

Vale lembrar que o Enem é corrigido segundo a Teoria da Resposta ao Item (TRI), um método internacionalmente difundido em que a nota final não é resultado da simples soma do número de questões que o participante acerta. Isso porque nem todas questões têm o mesmo valor. Se o participante acerta somente questões difíceis, sinaliza ao sistema de correção inconsistência no domínio da disciplina avaliada, pois a TRI considera que o conhecimento necessário à resolução dos testes fáceis é um pré-requisito à solução dos mais complexos.

Leia mais

Seis formas de usar a nota do Enem

Saiba como é calculada a nota do Enem

Como as universidades vão usar a nota do Enem 2012

Saiba o que fazer caso ocorram novas falhas no Enem

Confira a cobertura completa do segundo dia de provas do Enem 2012:

Mais 28 são eliminados por fotografar prova

Estudante dá à luz no local da prova e ganha nova chance

Estudantes criticam tema da redação do Enem 2012

Atrasados do 2º dia culpam transporte público

Estudantes voltam a compartilhar fotos feitas nas salas de prova

Tema da redação: movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Última dia de prova tem a temida redação

Em Enem mais longo, candidatos tentam evitar afobação

Confira a cobertura completa do primeiro dia de provas do Enem 2012:

MEC elimina 37 por fotografar prova

Confira o gabarito do primeiro dia de provas

Cansaço é maior que dificuldade no 1º dia

Candidatos compartilham fotos a partir das salas de prova e são eliminados

O drama dos que chegaram atrasados

Candidatos evitam atraso no Rio e em São Paulo

Com 5,7 mi de inscritos, Enem tem desafio: evitar falhas

MEC desmente boato sobre cancelamento do Enem

TAGs:
Gabarito
Ministério da Educação
Educação
Ensino Médio
Exame