Capital aberto

Vale e Petrobras estão entre as empresas mais lucrativas das Américas

Mineiradora ganhou uma posição e foi a quinta companhia de capital aberto que mais lucrou em 2011; Petrobras caiu seis posições e ficou em oitavo lugar

Projeto de mineração de níquel da Vale em Nova Caledônia, Brasil

Vale foi a 5ª empresa de capital aberto das Américas que mais lucrou em 2011 (Divulgação/Agência Vale/AFP/VEJA)

A Vale e a Petrobras terminaram 2011 entre as empresas mais lucrativas dos Estados Unidos e da América Latina, segundo levantamento da empresa de informação financeira Economatica. Com 20,2 bilhões de dólares de lucro no ano passado, a Vale ganhou uma posição em relação a 2010 e se tornou a quinta empresa das Américas. Com 17,8 bilhões de dólares, a Petrobras caiu da segunda para a oitava posição no ranking.

Se consideradas apenas as empresas da América Latina, a Vale alcança a liderança e a Petrobras, a segunda posição. Entre as dez primeiras do ranking das Américas elaborado pela Economatica, apenas as duas não são americanas.

Estados Unidos – A Exxon Mobil permaneceu na liderança da amostra em 2011. A petroleira americana teve lucro de 41,1 bilhões de dólares no ano passado, à frente da Apple, segunda colocada, com 33 bilhões de dólares. Levantamento da Economatica mostra a gigante do setor tecnológico como a única empresa com valor de mercado acima de meio trilhão de dólares. Em 2010, ela ocupava a oitava colocação.

Outro destaque do ranking é a AIG. A empresa de seguros, que em 2010 ocupava a 27ª colocação, subiu 19 posições e, com um lucro de 17,8 bilhões de dólares, fechou 2011 à frente da Petrobras. Completam a lista das dez maiores a petroleira Chevron Texaco (3ª posição), a empresa de software Microsoft (4ª), o banco JP Morgan Chase (6ª), a rede Walmart (9ª) e o banco Wells Fargo (10ª).

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados