Tata Motors desiste do Zica, e carro muda de nome
Modelo, que tem o craque Lionel Messi como garoto propaganda, causou controvérsia pela coincidência de ter o mesmo nome do vírus associado à microcefalia
A montadora indiana Tata Motors decidiu mudar o nome de seu novo modelo, o Zica, que causou controvérsia ao ter sido batizado com o mesmo nome do vírus associado ao surto de microcefalia que atinge vários países, entre eles o Brasil. “Em solidariedade com o sofrimento provocado pela recente epidemia do vírus zika, a Tata Motors, enquanto empresa socialmente responsável, decidiu mudar a marca do carro”, afirma a montadora, em comunicado. A empresa pretende anunciar o novo nome dentro de algumas semanas.
A Tata Motors promoveu nas últimas semanas o Zica, um carro pequeno, com uma campanha de publicidade que tem como protagonista o craque argentino Lionel Messi. No entanto, o lançamento do modelo coincidiu com a crescente preocupação mundial com o vírus zika, que afeta principalmente a América Latina.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado emergência por causa do surto. Os médicos suspeitam que o vírus pode provocar microcefalia nos fetos – a correlação entre o vírus e a microcefalia não foi 100% confirmada.
Segundo a OMS, somente o continente americano deve registrar de 3 a 4 milhões de casos em 2016.
Artigo do jornal The New York Times do dia 13 de janeiro informou que autoridades federais americanas de saúde estão considerando alertar que mulheres grávidas evitem viagens para Brasil e outros países da América Latina e do Caribe onde os mosquitos estão espalhando o vírus zika..
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(Com Agência France-Presse)