Imposto

Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do IR

Valor a ser restituído, R$ 2,5 bilhões, é considerado pelo órgão o maior da história em um único lote. Primeiro pagamento está marcado para 15 de junho

Leão do imposto de renda

Leão do imposto de renda (Tiago Queiroz/AE/VEJA)

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2012. Os contribuintes podem conferir a relação de beneficiados na página do órgão na internet.  O volume de recursos a ser restituído chega a 2,5 bilhões de reais.

Trata-se do maior lote já pago, segundo a Receita – o valor exclusivo desta primeira etapa da restituição é de 2,401 bilhões; o restante é referente a pagamentos de outros anos. O dinheiro começa a ser depositado a partir do dia 15 de junho.  

Recorde – Na última quarta-feira, o supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, explicou por que o órgão considera o valor histórico. "Em termos de valor, esse é o mesmo que outubro de 2011, nosso recorde. Mas, em termos de imposto restituído, o número atual é maior", afirmou Adir.

Segundo ele, o maior volume restituído no ano passado tinha um acréscimo de 5,93% da taxa Selic, correspondente aos meses de maio a outubro. No lote cuja consulta é liberada nesta sexta, a correção da Selic é de 1,74%. "Para a Receita, este é o maior lote porque o de outubro de 2011 leva em conta a Selic alta. Este praticamente não tem Selic", disse o o supervisor nacional de IR. "Na nossa estatística, é o maior lote."

Para saber se teve a declaração liberada, além de acessar a página da Receita, o contribuinte pode ligar para o Receitafone, no número 146. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Desta vez, com o processamento adiantado da Receita Federal, não só as pessoas com mais de 60 anos de idade receberão seus recursos na primeira tranche, como já ocorre normalmente.

De acordo com o órgão, estão neste primeiro lote 1.467.209 idosos, que receberão 1,828 bilhão de reais. Mas um total de 1.885.524 contribuintes deve ser beneficiado – o número é competado por cidadãos com menos de 60 anos. Segundo a Receita, são os contribuintes que entregaram suas declarações nos primeiros momentos.

Leia também:

IR poderá ser consultado no smartphone e no tablet

Brasileiro trabalha 150 dias para pagar impostos

Governo negocia IR de participação em lucro em troca de MP

Crescimento da arrecadação desacelera em abril

(Com Agência Estado)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados