- Atualizado em

Leão do imposto de renda
Leão do imposto de renda(Tiago Queiroz/AE/VEJA)

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira a consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2012. Os contribuintes podem conferir a relação de beneficiados na página do órgão na internet. O volume de recursos a ser restituído chega a 2,5 bilhões de reais.

Trata-se do maior lote já pago, segundo a Receita - o valor exclusivo desta primeira etapa da restituição é de 2,401 bilhões; o restante é referente a pagamentos de outros anos. O dinheiro começa a ser depositado a partir do dia 15 de junho.

Recorde - Na última quarta-feira, o supervisor nacional de Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, explicou por que o órgão considera o valor histórico. "Em termos de valor, esse é o mesmo que outubro de 2011, nosso recorde. Mas, em termos de imposto restituído, o número atual é maior", afirmou Adir.

Segundo ele, o maior volume restituído no ano passado tinha um acréscimo de 5,93% da taxa Selic, correspondente aos meses de maio a outubro. No lote cuja consulta é liberada nesta sexta, a correção da Selic é de 1,74%. "Para a Receita, este é o maior lote porque o de outubro de 2011 leva em conta a Selic alta. Este praticamente não tem Selic", disse o o supervisor nacional de IR. "Na nossa estatística, é o maior lote."

Para saber se teve a declaração liberada, além de acessar a página da Receita, o contribuinte pode ligar para o Receitafone, no número 146. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Desta vez, com o processamento adiantado da Receita Federal, não só as pessoas com mais de 60 anos de idade receberão seus recursos na primeira tranche, como já ocorre normalmente.

De acordo com o órgão, estão neste primeiro lote 1.467.209 idosos, que receberão 1,828 bilhão de reais. Mas um total de 1.885.524 contribuintes deve ser beneficiado - o número é competado por cidadãos com menos de 60 anos. Segundo a Receita, são os contribuintes que entregaram suas declarações nos primeiros momentos.

Leia também:

IR poderá ser consultado no smartphone e no tablet

Brasileiro trabalha 150 dias para pagar impostos

Governo negocia IR de participação em lucro em troca de MP

Crescimento da arrecadação desacelera em abril

(Com Agência Estado)

TAGs:
Imposto de Renda
Restituição de Imposto de Renda
Receita Federal