KLM não honrará todas as passagens sem bilhete emitido
Companhia aérea holandesa informou que clientes que compraram bilhetes baratos para Europa em seu site oficial, poderão viajar. Já os que compraram em outros sites e ainda não tiveram o bilhete emitido, terão a compra cancelada
(Atualizado às 13h50)
A companhia área holandesa KLM informou que vai cancelar as reservas de parte dos clientes que compraram passagens para Europa na segunda-feira com preços abaixo de mercado. Ficarão sem viajar aqueles que fizeram a compra em agências de viagens ou sites como Decolar ou Submarino, e não tiveram a passagem emitida. Já os que compraram no site oficial da KLM poderão viajar, mesmo se não houve, até o momento, a emissão do bilhete. O motivo no caso das passagens canceladas, segundo a empresa, é o fato de a tarifa não estar mais disponível no sistema, o que impede a emissão do bilhete. A medida vale para consumidores que receberam e-mail de confirmação automática de compra, mas não o número da emissão do bilhete.
A empresa atribui a oferta de passagens de ida e volta abaixo de 500 reais para destinos como Madri, Paris e Amsterdã, a um “acidente” sistêmico. “A tarifa era incorreta, não está mais disponível e não pode mais ser reservada”, informou. A assessoria da KLM explicou que o prazo entre a compra e a emissão do bilhete pode durar até 72 horas, a depender de questões técnicas. Neste caso, o mesmo sistema que gerou a oferta das passagens baratas corrigiu o ‘deslize’, horas depois, ao não autorizar a emissão dos bilhetes a preços mais atrativos.
Já os consumidores que tiveram os bilhetes emitidos terão três opções: poderão viajar, pedir reembolso ou remarcar o voo para data ou destino alternativo.
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Na segunda-feira, voos saindo do Rio de Janeiro, programados para o mês que vem, com destino a Amsterdã, por exemplo, chegaram a ser vendidos por 282 reais. Bilhetes para Madri, com saída em fevereiro, eram ofertados por 333 reais. O site da companhia chegou a apresentar instabilidade por causa da grande quantidade de acessos. Durante a terça-feira, a página da empresa no Facebook foi bombardeada por mensagens de consumidores.
A KLM orienta os clientes que compraram passagens pelo site da empresa a contatar a central de reservas pelos telefones 4003 1888 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 888 1888 (outras localidades), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h. Para quem comprou bilhetes em agências de viagens, a KLM pede para que o comprador entre em contato com essas empresas.