18/06/2012 - 12:17
Fonte: Logo-reuters

Economia

Governo começa a pagar benefício extra do Bolsa Família

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - O governo começou nesta segunda-feira a pagar o benefício extra às famílias inscritas no Bolsa Família com crianças de 0 a 6 anos e renda mensal de até 70 reais por pessoa.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a ampliação dos recursos do Bolsa Família com o novo Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP) atenderá cerca de 2 milhões de famílias e 2,7 milhões de crianças.

O cálculo do novo benefício é feito para que a família receba uma quantia necessária para alcançar renda mensal superior a 70 reais por pessoa, que é o valor mínimo que divide a extrema pobreza da pobreza.

Os benefícios do Bolsa Família são divididos da seguinte forma: básico de 70 reais, variável de 32 reais dependendo de quantos filhos de até 15 anos a família tem limitado a cinco, e de 38 reais para famílias com até dois filhos entre 16 e 17 anos.

Apesar disso, há casos em que esses benefícios não garantiam que os as famílias tivessem renda per capita de 70 reais mensais. O BSP, com isso, entra para complementar a renda de modo que se atinja o valor mínimo para a família sair da situação de extrema pobreza.

"O valor do benefício será o resultado da diferença entre 70,01 reais e a soma per capita (da renda), multiplicado pela quantidade de membros da família", afirma o decreto.

Para regulamentar o pagamento, o governo publicou decreto no Diário Oficial da União desta segunda.

A presidente Dilma Rousseff anunciou em maio o programa federal voltado à primeira infância, chamado Brasil Carinhoso . (Por Tiago Pariz)

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados