Imposto de renda

Declarar imóvel financiado no IR não é bicho de sete cabeças

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Moradias em Salvador, Bahia: declaração de imóveis financiados requer atenção

Moradias em Salvador, Bahia: declaração de imóveis financiados requer atenção (Fernando Vivas)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para  ir2013veja@gmail.com

Como devo declarar a compra de imóvel financiado? Eu já declarei, nos últimos dois anos, o pagamento da chamada poupança do imóvel, que estava em construção. Coloquei no espaço referente a bens, incluindo o valor de acordo com o que havia pago à construtora até 31 de dezembro de 2011. Em 2012, recebi o apartamento e financiei o valor restante junto à Caixa Econômica Federal. E agora? Como devo fazer a declaração?

Nas compras de bens em prestações ou financiados, nas quais o bem é dado como garantia do pagamento, tais como os sujeitos às regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou consórcio, a declaração deve ser feita da seguinte forma: no campo Situação em 31/12/2011, incluir a soma das parcelas pagas de até 31/12/ 2011; no campo Situação em 31/12/2012, colocar o valor do campo Situação em 31/12/2011 somado ao das parcelas pagas em 2012. Essa mesma lógica de declaração do financiamento deve ser usada anualmente. Nada deve ser informado a título de dívidas ou ônus.

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Leia também:
Receita libera programa para declaração do IR 2013
Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil
Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR
Como declarar a compra e a venda de imóveis
Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas
Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida
Receita ainda recebe declaração de IR em disquete
Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados