Anatel anuncia mudanças para melhorar qualidade dos serviços da operadoras
Novas exigências determinam que as companhias precisarão completar 95% das chamadas de voz e 98% das tentativas de acesso à internet
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciará até o final deste ano as novas exigências para melhorar a qualidade dos serviços das empresas de telefonia celular. As novas medidas substituirão as regras da medida cautelar aplicada em 2012, depois de a Anatel ter suspendido por onze dias as vendas da Claro, TIM e Oi. As informações foram publicadas nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S. Paulo.
As companhias deverão completar 95% das chamadas de voz (2% é o limite de falhas e interrupções) e 98% das tentativas de acesso à rede (5% é o limite de erros na conexão). A Anatel também passará a avaliar a qualidade dos serviços de internet separadamente, de acordo com o tipo de conexão (2G, 3G e 4G).
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Fiscalização – A Anatel ampliará a fiscalização em todos os Estados do país, incluindo 27 capitais e 81 municípios. As empresas que descumprirem alguma das exigências estarão sujeitas à multa. “No processo avaliamos que esse modelo poderia ser injusto para municípios muito pequenos, cujos indicadores ruins acabam engolidos pelo bom desempenho da capital”, disse o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Roberto Pinto Martins, em entrevista à Folha de S. Paulo.