AB InBev eleva proposta para comprar SABMiller
Oferta foi feita antes do prazo final marcado para esta quarta-feira e pode ser a última tentativa do grupo belga-brasileiro de adquirir o rival britânico
A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) elevou nesta segunda-feira a sua proposta para comprar a SAB Miller, após a empresa alvo da aquisição ter rejeitado a oferta anterior. A revisão foi feita antes do prazo final marcado para esta quarta-feira e pode ser a última tentativa do grupo belga-brasileiro de comprar sua rival britânica ainda neste ano.
A AB InBev oferece aos acionistas da SABMiller 43,50 libras por ação em dinheiro – ou um prêmio de 48% em relação ao pregão do dia 14 de setembro, um dia antes da especulação sobre a proposta começar a circular na mídia. A oferta também conta com uma proposta alternativa de compra de 41% do capital da SABMiller, essencialmente uma combinação entre dinheiro e ações que se traduz em um preço menor, de 38,88 libras por papel.
A AB InBev tem até o dia 14 de outubro para fazer uma oferta firme à SABMiller ou abandonar os planos para a aquisição por pelo menos seis meses. O prazo final, porém, pode ser prolongado a pedido da rival. Até o momento, a SABMiller não tem dado sinais de que pode acatar a proposta e já havia afirmado que as três propostas anteriores a “subvalorizavam significativamente”.
Se for concretizada a transação, o grupo a ser formado teria valor de mercado de cerca de 275 bilhões de dólares, com base nos preços atuais, e combinaria a dominância da AB InBev na América Latina com a forte presença da SABMiller na África – ambos mercados de rápido crescimento -, assim como suas cervejarias na Ásia. Enquanto a AB InBev, maior cervejaria do planeta, fabrica marcas como Budweiser, Stella Artois e Corona, a britânica SABMiller, a número dois do mundo, é dona das marcas Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell.
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(Com agências)