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Mercado brasileiro de animação sonha com a TV aberta

Por Rafael Lemos
16 jul 2010, 12h08

Produção 100% nacional, desenho animado Peixonauta chega hoje a 62 países

Apesar do avanço das bilheterias, animadores e produtores enxergam um oásis inexplorado no Brasil: a televisão. “Falta no Brasil um casamento da animação com a TV aberta. Aqui, a televisão nasceu dissociada do cinema, com profissionais vindos do rádio. Esse divórcio histórico não faz bem aos independentes”, opina Otto Guerra.

O encontro da TV com o mercado de animação começa, aos poucos, com os canais a cabo, que já abrem espaço, por exemplo, para séries como ‘Escola pra cachorro’, das produtoras Mixer (Brasil) e Cité-Amerique (Canadá), e Meu Amigãozão, uma coprodução da carioca 2D Lab com a canadense Breakthrough Animation, com estreia prevista para agosto.

A parceria entre produtoras brasileiras e canadenses é freqüente graças a um acordo de cooperação entre os dois países. A parceria prevê desde o treinamento de profissionais brasileiros da área de animação por técnicos canadenses até a coprodução de curtas-metragens de animação.

Cada vez mais, as produções brasileiras andam com as próprias pernas. Um dos exemplos de sucesso é o desenho ‘Peixonauta’, produto 100% nacional, exibido no canal por assinatura Discovery Kids. A série, que vai virar filme, surpreendeu ao estrear no primeiro lugar de audiência e hoje já está no ar em 62 países. “Desde que estreamos a audiência não parou de crescer. Agora, o ‘Peixonauta’ passa três vezes ao dia, todos os dias”, comemora Célia Catunda, criadora dos personagens e sócia da produtora “TV PinGuim.

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