Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprovado projeto que libera recursos para trem-bala

Dos 34 bilhões de reais previstos para obra, 20 bilhões devem sair do BNDES

Por Gabriel Castro
13 abr 2011, 22h45

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira, a medida que cria a empresa pública responsável pela obra do trem-bala. O projeto também autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a emprestar 20 bilhões de reais ao consórcio responsável pela construção. Foram 44 votos favoráveis ao projeto e 17 contrários. Assim como ocorreu na Câmara dos Deputados, a oposição tentou protelar a discussão, mas conseguiu apenas adiar a vitória governista por algumas horas.

O texto aprovado pelos senadores é um Projeto de Lei de Conversão, derivado de Medida Provisória encaminhada pelo governo ao Congresso. A proposta gerou um longo debate entre os parlamentares. A maior parte das críticas era sobre o elevado orçamento previsto para a obra. O custo total é de 34 bilhões de reais. O texto ainda prevê um aporte extra de 5 bilhões de reais caso a previsão de fluxo de passageiros não se concretize. As incertezas sobre a demanda do trem-bala tem afugentado os potenciais interessados no projeto. O governo já adiou por duas vezes o leilão para escolher o consórcio responsável pelo empreendimento – novo leilão está marcado para 11 de julho.

O senador José Agripino Maia (DEM-RN) definiu a construção do trem-bala como um erro brutal. “Não se trata só da inversão das prioridades. Trata-se, isto sim, da inviabilidade técnica absoluta do projeto e de uma engenharia financeira, para dizer o mínimo, criminosa”, disse. Parlamentares oposicionistas também prometeram recorrer ao Supremo Tribunal Federal para questionar alguns itens da medida. Entre eles, a criação de uma estatal para acompanhar a instalação do trem-bala.

A governista Gleisi Hoffmann (PT-PR) rebateu os argumentos de DEM e PSDB. “Não é matéria orçamentária. O que nós estamos discutindo aqui é uma autorização de operação de crédito do Tesouro Nacional para o Banco Nacional de Desenvolvimento Social, para que possa financiar um empreendimento neste país.”

O trem-bala de Campinas ao Rio de Janeiro, passando por São Paulo, deve ter 510 quilômetros de extensão. O trajeto entre as capitais paulista e fluminense terá uma hora e meia de duração. A tarifa para o trecho deve ficar em torno de 200 reais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.