José Mujica assume presidência do Uruguai

O Uruguai inicia o mês de março abrindo caminho para o segundo governo de esquerda da história do país – a coalizão de centro-esquerda Frente Ampla. O ex-guerrilheiro José Mujica, de 74 anos, tomou posse como presidente nesta segunda-feira.

A cerimônia ocorreu no Palácio Legislativo e, pela primeira vez, a presidente do Senado e mulher de Mujica, Lucía Topolansky, tomou o juramento do novo líder e do vice-presidente, Danilo Astori. “Eu, José Mujica Cordano, me comprometo por minha honra a desempenhar lealmente o cargo que me foi confiado e a defender a Constituição da República”, declarou.

Mujica assume a presidência no lugar de seu correligionário Tabaré Vázquez. Ontem, o presidente eleito disse que a luta contra a pobreza e a difusão de conhecimento “para todos os cantos do país” serão dois dos pilares de seu governo.

Ele também afirmou que a austeridade será a marca de sua administração. “Temos o compromisso de acabar com a miséria e diminuir os índices de pobreza à metade. Vamos fazer o máximo esforço para ampliar o conhecimento, especialmente no interior do país”, prometeu.

(Com Agência Estado)