Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolívia declara estado de emergência por causa das chuvas

Desde o início do ano, ao menos 50 pessoas morreram em inundações no país

O governo boliviano declarou nesta terça-feira estado de emergência devido aos desastres causados por chuvas. As inundações que têm ocorrido nas últimas semanas já afetaram milhares de pessoas e provocaram ao menos 50 mortes desde o início do ano. O ministro da Defesa boliviano, Rubén Saavedra, disse em entrevista coletiva que os organismos de assistência estatais “foram mobilizados aos locais dos desastres, para atender à população afetada”, e que o Executivo destinará 20 milhões de dólares para operações de ajuda e reparação de danos.

Saavedra acrescentou que, segundo avaliações preliminares, “aproximadamente 6.500 famílias foram afetadas por estes desastres produzidos em consequência do fenômeno La Niña, que castiga a maioria dos departamentos da Bolívia. Saavedra lembrou que no final de janeiro uma enchente perto de Pampa Huasi, na região de Chuquisaca (sul do país), arrastou um ônibus e um caminhão e matou 28 pessoas.

O jornal La Prensa informa nesta terça-feira que o volume do rio Bermejo, na fronteira com a Argentina, aumentou por causa das chuvas e arrastou uma embarcação em que estavam dois argentinos. Além disso, segundo o escritório estatal de vias, mais de 20 trechos de estradas estão intransitáveis.

(Com agência EFE)