Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeã do Carnaval de SP será conhecida nesta terça

Apuração acontece no Anhembi a partir das 16 horas. Torcidas e integrantes das escolas continuam proibidos de acompanhar o resultado no Sambódromo

A escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo será conhecida nesta terça-feira. A apuração das notas está prevista para começar às 16 horas e acontecerá no sambódromo do Anhembi, onde ocorreram os desfiles.

Ao todo, nove quesitos foram avaliados por 36 jurados durante os desfiles – alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e samba enredo. Neste ano, cada item é avaliado por quatro jurados, e não mais cinco, como era feito até o ano passado. As notas podem variar de oito a dez, e a menor nota será descartada.

Segundo o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, a escola que se sentir prejudicada por alguma nota terá o direito de vetar a avaliação caso apresente “argumentos embasados em provas contundentes”. Nesta terça-feira, a Liga definiu que, em caso de empate entre escolas, será considerada a maior nota do quesito harmonia, seguido pela alegoria, evolução, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, enredo e, por último, fantasia.

Torcida e integrantes das escolas estão proibidos de acompanhar a apuração no Anhembi. Essa regra existe desde a confusão na apuração do Carnaval de 2012, quando torcedores do Império de Casa Verde invadiram a área onde era feita a leitura das notas e rasgaram cédulas de votação dos jurados.

Desfiles de 2014 – A primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo foi marcada por um temporal que atingiu a cidade. O aguaceiro, porém, não impediu que as escolas cumprissem o tempo máximo de apresentação de 65 minutos. O maior incidente da noite aconteceu com a Tom Maior, última a entrar na avenida: a alegoria quebrou na concentração e precisou ser empurrada por empilhadeiras pelo Sambódromo, atrapalhando a evolução do desfile. Também desfilaram neste dia Leandro de Itaquera, Rosas de Ouro, X-9 Paulistana, Dragões da Real, Acadêmicos do Tucuruvi e Vai-Vai.

Os desfiles de sábado não foram castigados pela chuva e nem tiveram incidentes graves. A noite começou com o desfile da Pérola Negra e, depois, com o da Gaviões da Fiel, que homenageou o ex-jogador Ronaldo. Em seguida, desfilaram Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé.