Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Vendas para o Dia dos Pais caem em relação a 2015

SPC e Serasa registram queda nas consultas feitas na semana que antecede a data; desemprego, inflação e custo do crédito estão entre os fatores

Por Da redação
15 ago 2016, 13h07

Os consumidores brasileiros compraram menos na semana que antecede o dia dos pais deste ano que no ano passado, segundo informaram empresas de consulta de crédito nesta segunda-feira. Um levantamento feito pela Serasa mostra uma redução de 8,8% em relação a 2015, a maior desde o começo da série iniciada em 2005. A empresa analisou as consultas feitas ao seu sistema por lojistas, para vendas a crédito e através de cheque, durante os dias 8 a 14 desse mês.

Outra estimativa, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou queda de 7,15% nas vendas a prazo em relação ao ano passado. Apesar da redução, o índice ficou abaixo do verificado em 2015, quando registrou desaceleração de 11,21% em relação a 2014. O dado leva em conta as consultas feitas na semana de 7 a 13 de agosto.

Leia também:
Os passos que ainda faltam para o Brasil sair da crise

Mercado reduz previsão de queda do PIB e aumenta a da inflação

Na avaliação dos economistas das empresas, o desemprego, a inflação e o custo do crédito foram fatores que influenciaram os resultados. Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, ainda é preciso um cenário mais positivo para que se as quedas neste ano sejam amenizadas. “É preciso que se verifique uma tendência de melhora na confiança dos consumidores, calcada no avanço da renda e do emprego”, diz.

Continua após a publicidade

As vendas no comércio tiveram o pior semestre desde 2001, com queda de 7% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do IBGE divulgados na última semana.

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.